quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

História Da lava louças: O fim do quebra Pratos



A máquina de lavar louças (dishwasher) é um aparelho que automatiza o processo de lavagem de louças. Muito encontrado em restaurantes, esse eletrodoméstico teve seu mercado expandido para o uso doméstico nos últimos tempos.

Por incrível que pareça há registros de uma lava-louça em 1850.  Seu  sistema era lento e extremamente manual  feito de madeira, a pessoa precisava operar a máquina praticamente em todo o tempo de lavagem. Já em 1886, surge a primeira lava-louças com um padrão aceitável de funcionamento. Josephine Cochranecriou um sistema que impedia que suas louças e utensílios de porcelana fossem quebrados. Era um equipamento rudimentar com suporte para louça e sistema de jato de água.  O invento passou a ser comercializado pela KitchenAid nos anos posteriores.

As lavadoras antigas eram dotadas de um suporte para pratos em um fuso com um reservatório de água embaixo. Esse suporte era girado por um eixo manual, e assim, a água era espalhada. Apesar de manter as louças protegidas, em termos de limpeza, essas máquinas pecavam. Com o passar do tempo os sistemas foram tornando-se mais mecânicos e eficientes.

Em 1920, o encanamento foi ligado ao sistema da máquina de lavar louças. O inventor William Howard Livens criou um pequeno aparelho que tinha muito do que vemos hoje nos aparelhos atuais, como por exemploa porta frontal para suporte das louças. Esse modelo não foi um sucesso comercial. Somente em 1940, que com a chegada de sistemas elétricos para o mecanismo da máquina de lavar louças, estas tiveram aumento considerável no mercado
.
Com o passar do tempo, as funcionalidades do tal eletrodoméstico foram aumentando, chegaram as funções timer, que poderiam calcular as etapas do processo de lavagem e também os dispensers de sabão, detergente ou qualquer outro produto específico para lavagem delouças. 

O acesso ao interior da máquina foi algo que foi sendo melhor trabalhado com o passar dos anos. Nos modelos antigos americanos, a abertura superior fazia com que os usuários tivessem dificuldade de suprir todo o espaço com as louças e na hora de retirá-las, encontravam certa dificuldade. Hoje com o sistemaFront Load, ao abrir a porta pela frente do utensílio, o usuário tem acesso geralmente a dois racks ou cestas, que permitem o preenchimento do interior do lava louças, de maneira completa e fácil. 

Hoje, as máquinas de lavar louças possuem sistemas de controle que a monitoram e verificam se o funcionamento está correto. Os sensores estão cada vez mais modernos, facilitando o uso correto e econômico da água. 

Os sistemas de segurança fazem com que o lava louças esteja mais presente em lares hoje em dia. A trava especial para crianças é encontrada na maioria desses aparelhos, com isso, inúmeros acidentes reportados em um passado não tão distante, hoje, não preocupam mais donas de casa.
Em um lugar com rotina corrida, seja ele doméstico ou profissional, como um restaurante, esta máquina vem para facilitar e automatizar um processo que já foi feito em lagos, rios ou qualquer local com acesso a água limpa.

Principais Marcas No Brasil

Principais Marcas

Brastemp –www.brastemp.com.br
A marca surge em 1954, em homenagem ao Brasil e aos refrigeradores, seu primeiro produto, surge o nome Brastemp (Brasil + temperatura). Desde o início de sua história, a empresa produz eletrodomésticos de ponta, se firmou no mercado com imagem forte e sempre é lembrada pelo consumidor. Isso faz da Brastemp um top of mind. A marca sempre trabalhou com o mesmo conceito, em 2000 seus esforços de mídia a tornou mais próxima do consumidor brasileiro, ao ligá-la ao mundo da moda por exemplo.Os produtos Brastemp são conhecidos por sua durabilidade e eficácia. 

Bosch – www.bosch.com
O grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2009, cerca de 275 mil colaboradores ajudaram a marca a chegar aos 38.2 bilhões de euros em faturamento. No Brasil, a Bosch vende eletrodomésticos de ponta e está presente em 10 localidades, sendo assim emprega cerca de 10.000 funcionários.
Electrolux – www.electrolux.com.br
Conhecida mundo a fora por sua tradição em eletrodomésticos. A multinacional surgiu no Brasil em 1919, seus quase cem anos de existência permitiram o desenvolvimento de produtos e serviços que ganharam notoriedade no mercado. Ficou conhecida ao produzir o primeiro refrigerador por absorção do mundo do mundo. A empresa entrega ao mercado uma linha interessante de lava-louças, variando em funções, programas e preço.

Dicas de Utilização para Lava Louças


Existem outros objetos, além de louças, que podem ser lavados na máquina. Para isso consulte o manual do fabricante.

Acomode objetos pontiagudos de maneira a não danificar a porta ou causar quaisquer acidentes no momento de colocar ou retirar objetos da máquina. Lembre-se que facas afiadas devem ser colocadas com os cabos para cima.

Objetos de madeira não devem ser lavados na lava-louça. (A não ser que tenham indicação do fabricante)

Produtos de plástico devem ser colocados na lava-louça caso venha especificado na embalagem, ou então, no cesto superior para não correrem risco de derreter.

Para limpeza externa, use produtos neutros como detergente e sabão. Evite produtos abrasivos. Use flanelas úmidas para limpar e outras secas para finalizar.

Para melhor desempenho siga as instruções do fabricante. Você as pode encontrar no manual de instruções que vem junto com seu equipamento.

Em caso de manutenção, chame um técnico confiável, dê preferência aos técnicos ou assistências técnicas indicadas pelo fabricante.

Não sobrecarregue a lava-louças, cada máquina tem sua capacidade específica. 

Não devem ser apoiados objetos pesados ou pontiagudos sobre o eletrodoméstico.

Não abra sua lava-louças antes do término completo do ciclo. Fique atento para a as instruções específicas do fabricante, há equipamentos que, mesmo após o término, não devem ser aberto sob o risco de danificar suas louças.
Um vídeo mostrando o Funcionamento e a eficiência da Lava Louças. Reparem na sujeira das louças e como ficaram limpas... este é um modelo de lava louças que recomento muito: Brastemp Sexto Sentido 12 Serviços.

Como Funciona Sua Lava Louças?!

Sua lava-louças está ai para tornar sua vida mais simples. Porém, o que acontece quando você fecha a porta, e o ciclo começa?!
Pré-Lavagem: As lava louças possuem um ciclo que enxágua as louças.Em primeiro lugar, água fria é bombeada para dentro da máquina. Ela não se enche de água até o topo, como uma máquina de lavar roupas, ela usa muito menos água. A água é então aquecida pela máquina até uma temperatura específica determinada pelo ciclo escolhido. Em muitos programas, a temperatura da água é alta de mais para as mãos suportar, tonando assim, a lavagem automática na lava-louças muito mais eficiente e higiênica.
Ciclo de Lavagem Principal: Após a Pré Lavagem, o recipiente de detergente se abre, permitindo que o detergente se misture a água da Lavagem principal. Esta solução é bombeada, e a força do bombeamento, faz os braços da máquina girarem, permitindo assim que todos os objetos sejam atingidos e lavados.
Ciclo de Enxágue: Sua Lava Louças pode ter mais de um ciclo de enxágue. O enxágue frio retira a água suja. O enxágue quente, com a ajuda do Liquido secante/Abrilhantador, não permite que as gotas de água, que podem ter resíduos, se depositem nos seus utensílios, pratos, copos, talheres e etc., permitindo que eles sequem sem deixar manchas ou marca, resultando em Louças limpas e brilhantes!
Ciclo de Secagem: Nas Máquinas mais modernas, o ciclo de secagem é realizado pelo calor residual da lavagem, este modo é mais econômico, ou então a máquina faz uma mudança para um ciclo onde a resistência é ligada, evaporando assim, a água. Este último é mais comum nas máquinas antigas que tinham a resistência visível em volta da hélice inferior.

Quanta Coisa!!! Tudo isso para cuidar não só da sua louça com muito carinho e higiene, mas para cuidar também da sua saúde e do seu bem-estar!

Mais Vantagens Da Lava Louças

As lava-louças são máquinas incríveis! Para quem possui uma, é praticamente impossível
imaginar a vida sem ela. Para aqueles que não as possuem, olhem o que estão perdendo...
As lava-louças são mais higiênicas do que a lavagem manual
As lava-louças reduzem a proliferação de germes. uma Lava-Louça lava os pratos em temperaturas
de 50 a 70°C, muito mais elevadas do que as mãos podem suportar. O uso do detergente específico,
tanto em pó como em tabletes, para lavagem de pratos é muito mais eficiente do que o detergente
líquido de pia, pois contém ingredientes que asseguram que as partículas dos alimentos sejam
quebradas e removidas durante o ciclo de lavagem. Em combinação com a água muito quente,
e a ação mecânica da lava-louça, o detergente específico assegura um padrão muito mais elevado
de limpeza do que aquele que se pode obter com a lavagem manual. Como resultado, a maioria
das bactérias são destruídas, e você não corre o risco de que elas permaneçam, invisíveis,
em seus pratos.
As lava-louças economizam tempo
A obrigação diária de lavar louças sujas e engorduradas gasta um tempo precioso e oferece pouca
satisfação. Antes da existência das lava-louças os jantares em família podiam deixar parte das
pessoas da casa na cozinha por horas. Graças às lava-louças, agora as famílias podem passar
mais tempo juntas. Colocar os pratos na lava-louça leva apenas 10 minutos, em comparação aos
30 a 45 minutos necessários para a lavagem manual. Além disso, os tabletes específicos permitem que você simplesmente coloque um tablete no recipiente de detergente, não
importando quão sujas estejam as louças, e ponha a máquina para funcionar. A exclusiva ação de
quebra da gordura põe um fim no pré-enxágüe e na relavagem, o que economiza ainda mais tempo!
Reduza a montanha de pratos na cozinha
A lava-louças permite guardar as louças sujas até que se realize a lavagem. Com isso, sua cozinha
estará sempre ordenada e limpa.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Capacidade das Lava Louças/ O que é serviço?!

 O tamanho da maquina varia de acordo com a sua necessidade.
Quantas pessoas comem normalmente? Com que frequencia vc quer lavar? Como são seus utensílios? Usa com frequencia utensilios que não caberiam em uma lava louças compacta?

A capacidade da lava louças é medida por serviços. Quando se fala "serviço" entenda por: 1 prato raso, 1 prato fundo, 1 prato de sobremesa, 1 pires, 1 xícara de cafe, 1 copo, 1 taça de vinho ou uma tulipa de cerveja, 1 garfo, 1 faca, 1 colher de sopa, 1 colher de sobremesa e 1 colher de café.

Obviamente nem todo mundo usa o mesmo "serviço" ao arrumar a mesa, então acaba sobrando espaço para atender mais pessoas ou faltando espaço para atender eventos especiais que usam mais louças.

Se na sua casa são poucas pessoas e vc raramente promove algum jantar ou almoço especial com convidados, uma lava louças de 8 serviços Pode te atender muito bem. Mas vc terá que fazer mais de um ciclo se quiser lavar também as panelas e demais utensilios operacionais e quando fizer algum evento, se prepare para vários ciclos seguidos.
É por isso que sempre digo, não importa, só compre Lava Louças compacta se morar sozinho ou só 2 pessoas na casa, caso contrário, tem que ser uma de 12 serviços, pode ser que sobre espaço, mas vá estocando as louças lá dentro aos poucos, quando a máquina estiver carregada, é só ligar vc estará fazendo uma grande economia, além de estar sendo muito mais higiênico com suas louças!







Benefícios da Lava Louças

Muitas Pessoas Não sabem os Benefícios de se possuir uma Lava Louças. Geralmente muitas pessoas tem preconceito contra este Eletrodoméstico, temem os gastos, ficam perdidos, e tem duvidas sobre o desempenho dessas máquinas.
Usar a Lava Louças pode ser de grande ajuda, veja exemplos:

1- Lava Louças, são máquinas automáticas que lavam, enxaguam, secam e esterilizam apetrechos e utensílios de cozinha;
2- Usar a Lava Louças pode ser mais econômico do que imagina, estas máquinas economizam até 60% de água;
3- Colocar as louças na máquina dura em média 10 minutos, depois você tem o seu tempo livre pra aproveitar a família, fazer outras tarefas, lazer e etc.
4- Uma Máquina de Lavar Louças pode chegar a 70° C, uma temperatura muito superior à que as mãs podem suportar, resultando assim em uma lavagem muito mais higiênica e na eliminação de 99,9% de bactérias;
5- Programar uma Lava Louças é muito fácil, basta distribuir as louças corretamente nos cestos, adicionar sabão e liquido secante, selecionar o ciclo desejado, e deixar que ela faça tudo por você.

Quem tem Lava Louças em casa sabe do que eu estou falando, quando bem utilizada, superam a necessidade de qualquer outro eletrodoméstico, ela se torna indispensável na cozinha!
De fato são muitos os benefícios, logo mais irão artigos que ajudarão a tirar o máximo de proveito desse eletrodoméstico tão questionado!